Agilidade na apuração dos crimes ambientais em Minas

Imagem do WhatsApp de 2023 03 23 as 16.39.56

Imagem do WhatsApp de 2023 03 23 as 16.39.56

Projeto do Deputado Charles Santos é aprovado em primeiro turno no Plenário da Assembleia

Minas Gerais tem sido marcada com a perda de muitas vidas devido a tragédias ambientais, como as ocorridas em Capitólio, Brumadinho e Mariana. Com o intuito de contribuir para sanar essa questão, o deputado estadual Charles Santos (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 383/2019, aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa de Minas, que prevê maior agilidade na apuração de denúncias relacionadas a crimes ambientais no estado.

De acordo com o projeto, as denúncias referentes à segurança de barragens, represas, açudes, lagos e lagoas serão encaminhadas, no prazo de dois dias, ao órgão competente, para apuração.

O deputado Charles salienta a importância da aprovação do projeto para os mineiros. “Trata-se de um grande avanço. Muitas tragédias ambientais em Minas poderiam ser evitadas com o prazo para a apuração da denúncia estabelecido, sendo constatada a necessidade de isolamento de determinada área ou outra medida cabível”, reforça.

O desastre natural no Lago de Capitólio, no Sudoeste de Minas, em 2022, matou várias pessoas. Especialistas da UFMG salientam que isso poderia ser evitado com a ação antecipada de profissionais na área de geologia.

TEXTO: ASCOM REPUBLICANOS MG