CONTAGEM – Aprovado projeto da Vereadora Daisy Silva que inclui igrejas e templos religiosos nos serviços essenciais

O caráter essencial das igrejas e templos religiosos, no apoio ao enfrentamento à pandemia do coronavírus, tanto no acolhimento emocional e espiritual, quanto no apoio social aos mais necessitados, foi reconhecido pela Câmara Municipal de Contagem (20/4). O Projeto de Lei 032/2021, de autoria da Vereadora Daisy Silva (Republicanos), que enfatiza esse apoio, foi aprovado em primeiro turno.

Após aprovação em segundo turno, a lei deverá garantir o livre funcionamento das igrejas, desde que observados todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento social, a higienização das mãos com álcool em gel e o uso de máscaras de proteção — o que já vem sendo praticado pela maioria dos espaços religiosos. “Alguns ritos, como a imposição de mãos, foram suspensos pelo receio de que isso possa contribuir com a disseminação do COVID-19. Os cultos acontecem somente com menos da metade da capacidade de lotação das igrejas. Os fiéis são obrigados a guardar o devido distanciamento social e os assentos das igrejas passam por permanente higienização, dentre outras medidas”, explicou a vereadora.

Daisy Silva salientou a importância da atuação das igrejas durante a pandemia. “Apoio emocional e espiritual é essencial nesse período. Inúmeros estudos apontam o crescimento dos casos de depressão e até de suicídios deflagrados pelo isolamento”, destacou a vereadora, que acrescentou: “Parte da função missionária das igrejas também compreende a mobilização para arrecadação e distribuição de alimentos para as famílias mais impactadas economicamente durante a pandemia.”

Após aprovação em segundo turno, o projeto seguirá para sanção da prefeita de Contagem.

TEXTO: ASCOM VEREADORA DAISY SILVA
EDIÇÃO: ASCOM REPUBLICANOS MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *