Projeto do Deputado Charles Santos assegura brinquedotecas ambulatoriais para crianças internadas

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, (28/9), o Projeto de Lei 58/19, de autoria do Deputado Charles Santos (Republicanos), que facilita o acesso a brinquedotecas a crianças internadas no Estado.

O projeto complementa a Lei Federal 11.104, de 2005, a qual dispõe sobre a instalação de brinquedotecas em unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. A inovação apresentada pelo Deputado Charles consiste em estender essa obrigatoriedade ao regime ambulatorial, suplementando a norma.

O Deputado destaca a necessidade da disponibilização desse serviço, inclusive no atendimento ambulatorial. “Qualquer tipo de internação traz determinado estresse e pode resultar em problemas para a saúde mental das crianças. Assim acreditamos que brinquedos, jogos lúdicos e outras formas de entretenimento podem contribuir para dar mais humanização a esse processo, auxiliando em uma recuperação mais eficaz ”, destaca Charles Santos.

A brinquedoteca ambulatorial tem sido implementada em vários estados, configurando como de extrema importância, pois ajuda a preservar a saúde emocional das crianças, proporciona alegria e distração por meio de oportunidades para brincar, jogar e socializar. Também prepara a criança para situações novas e possibilita a manutenção e a progressão do desenvolvimento neuropsicomotor.

Texto: ASCOM DEPUTADO CHARLES SANTOS
Edição: ASCOM REPUBLICANOS MG

Os comentários estão encerrados.