Mulheres Republicanas Minas realiza I Curso de Formação Política

Se envolver com a política, entender que a mulher pode fazer a diferença onde ela quiser e superar os desafios para vencer o preconceito na vida pública. Esses foram alguns assuntos abordados no I Curso de Formação Política do Mulheres Republicanas Minas, pela cientista política Daniela Rabelo. O curso aconteceu na sede do Partido, em Belo Horizonte, (19/12), com transmissão ao vivo, e foi realizado pela Secretária estadual Luciana Crepaldi, com o apoio do Presidente estadual, Deputado Gilberto Abramo.

Daniela Rabelo falou sobre o avanço da participação feminina na política e de como veio à tona em esse ano a questão da violência política. “Em 2020 vimos um cenário mais promissor, com mais mulheres dispostas a lutar para ocupar espaços nas instâncias de poder. Estamos em um movimento crescente, despertando. Vejo isso como uma esperança. É preciso atuar na ponta, para deixar a semente frutificar. Nunca antes se falou tanto em violência política contra mulheres. Estamos caminhando para novos espaços e vencendo esses desafios”, enfatizou.

Também foi abordada a questão da cota de 30% para as disputas eleitorais. Daniela ressaltou que “a lei foi um avanço, impelindo a participação mínima de mulheres pelos partidos. Mas isso não é o ideal. É preciso despertar para a importância da filiação, da disputa e da vontade de fazer a diferença, conquistando a igualdade de gênero na política.”
FORÇA E APRENDIZADO
A Secretária estadual Luciana Crepaldi reforçou a importância do conhecimento e do aprimoramento nas questões relacionadas à política pelo Republicanos Minas. “Avançamos muito no Estado, com mais engajamento das mulheres e oportunidades de ampliar o aprendizado. Isso tem sido possível devido à gestão do presidente estadual Gilberto Abramo, com sua visão de ampla participação das mulheres na política. Temos grande liberdade para fomentar ações nos mais variados segmentos”, destacou.

Representando o presidente Gilberto Abramo, Shirley Abramo salientou a força das mulheres. “Sabemos que a mulher tem uma força muito grande. Temos visto uma grande participação das lideranças, de vários municípios. Isso é muito importante, mostra que as mulheres estão se empoderando. O Republicanos não trata a mulher como cota na política, mas como necessidade. Temos um grupo que precisa continuar forte, abraçando os ideais republicanos. Nosso intuito é continuar agregando conhecimento em 2021”, ressaltou.
O curso teve a participação de lideranças das cidades de Alvarenga, Bandeira, Belo Horizonte Betim, Capim Branco, Contagem, Itabirito, Matozinhos, Perdões, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas e Vespasiano. Também contou com a presença do Jovens Republicanos Minas, pelo secretário Mateus Braga.
Nessas eleições municipais, o Republicanos Minas elegeu 66% das candidatas: 62 vereadoras, uma Prefeita e três vice-prefeitas.
ASCOM REPUBLICANOS MG

