Hugo Motta é o novo presidente da Câmara dos Deputados e Gilberto Abramo assume a liderança do Republicanos

Com 444 votos favoráveis, numa eleição histórica, o deputado Hugo Motta (PB) foi eleito o presidente da Câmara para o próximo biênio. “Assumo a presidência da Câmara dos Deputados com três compromissos: servir ao Brasil, servir ao Brasil, servir ao Brasil”, afirmou o deputado republicano, em 1/2.
O mais jovem presidente da Casa defendeu o trabalho do Parlamento e ressaltou a prerrogativa que a Constituição conferiu ao Legislativo. “Os constituintes estabeleceram a corresponsabilidade e a coparticipação do governo. Portanto – e aqui cabe fazer uma importante observação do ponto de vista histórico, o Legislativo jamais avançou em nenhuma prerrogativa, no presente ou no passado presente”.
DEMOCRACIA
O novo presidente da Câmara ressaltou a harmonia e o respeito que devem existir entre os três poderes. “A democracia não tem dono. Democracia só é democracia se é de todos. Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, do lado da democracia. Poderes têm a obrigação de não apenas serem independentes. Mas de zelarem pela harmonia”.
Na avaliação do republicano, não existe ditadura com Parlamento forte. Ele conclamou aos parlamentares para lutarem por democracia e lembrou que os 513 deputados da Casa são eleitos pelo povo e representam 212 milhões de brasileiros.
“O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os Parlamentos. Por isso, temos de lutar pela democracia. E não há democracia sem imprensa livre e independente. Lutamos pela harmonia e independência entre os poderes porque defendemos a democracia, lutamos pela democracia, somos frutos da democracia”.
O presidente do partido, deputado Marcos Pereira (SP), comemorou a vitória. “O Republicanos chega à presidência da Câmara. É o sétimo partido a ocupar a presidência, desde a redemocratização, e com apenas 19 anos de idade”.
ESTABILIDADE ECONÔMICA
Além da democracia, Hugo Motta defendeu a estabilidade econômica para chegar à estabilidade social e mais transparência nas contas públicas. “Sou a favor de uma radicalização quando falamos da transparência nas contas que são, por definição, públicas. Por que este Parlamento, responsável que é pelo orçamento, como determina a Constituição, não oferecer à sociedade uma plataforma integrada de todos os poderes?”, questionou.
Por fim, ao afirmar que ninguém faz nada sozinho, Hugo Motta lembrou que os deputados estão juntos para convergir, dialogar, discordar, “mas acima de tudo cumprir o nosso dever com algo que está acima de nós, esta instituição e o que ela representa, o povo brasileiro, seus anseios, suas necessidades”.
Citando o deputado constituinte Ulysses Guimarães, Hugo Motta finalizou o discurso ressaltando que “muitos têm maior probabilidade de acertar do que um só”.
LIDERANÇA DO REPUBLICANOS NA CÂMARA
A bancada do Republicanos na Câmara dos Deputados elegeu, (4/2), o deputado Gilberto Abramo (MG) como o novo líder do partido. A escolha foi feita por aclamação e conduzida pelo presidente nacional da sigla, deputado Marcos Pereira (SP).
Abramo substitui Hugo Motta (PB), eleito presidente da Câmara dos Deputados. “Liderar a bancada é uma missão de grande responsabilidade. Pretendo dar continuidade ao trabalho de nosso presidente Hugo Motta, que sempre se mostrou atencioso, dedicado ao partido e comprometido com as decisões do Parlamento”, declarou Abramo.
Abramo também enfatizou a responsabilidade do cargo e reforçou seu compromisso com o diálogo e a unidade partidária. “Sigo a linha de liderança do presidente Marcos Pereira, sempre pautada no diálogo e no respeito ao posicionamento de cada um. O meu compromisso é com o Brasil e com a unidade da nossa bancada”, completou.
Hugo Motta (PB), líder da bancada em 2021, 2023 e 2024 elogiou Abramo e destacou a importância do cargo. “Gilberto Abramo é um amigo com quem convivi ao longo desses anos na Câmara e posso atestar que nosso partido estará muito bem representado sob sua liderança. Liderar a bancada foi para mim uma grande escola e tenho certeza de que será para ele também. É um desafio agradar a todos, mas o importante é atuar com justiça e acessibilidade”, afirmou.
CONFIANÇA E UNIÃO
A eleição de Abramo reflete a confiança dos parlamentares em sua capacidade de liderar os 45 deputados da bancada. O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, anunciou a escolha. “Com a unanimidade dos presentes, confirmamos, por aclamação, a liderança do Republicanos na Câmara para o ano de 2025 sob a condução do deputado Gilberto Abramo.” Pereira destacou o momento exitoso do partido – que só cresce desde a sua formação, em 2005. “O Republicanos é o sétimo partido a comandar a presidência da Câmara desde a redemocratização e ainda vai completar 20 anos, em agosto”, avaliou.
Líder da bancada em 2022, o deputado Vinicius Carvalho (SP) reforçou o apoio ao novo líder e ressaltou o peso da função. “A Liderança do Republicanos é uma responsabilidade enorme, pois representa uma bancada coesa, unida e determinada. Aquilo que o líder, em conjunto com o presidente Marcos Pereira, equaciona, a bancada segue”, declarou.
TRAJETÓRIA
Abramo começou a carreira política em 2013, anos 35 anos, como deputado estadual. Exerceu quatro mandatos consecutivos na Assembleia Estadual de Minas Gerais e, em 2019, foi eleito pela primeira vez deputado federal. Atualmente, está no segundo mandato na Câmara dos Deputados, onde foi presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT), em 2024; titular da Comissão de Tributações e Finanças (CFT); vice-presidente do Republicanos e presidente do grupo de amizade Brasil-Israel, desde 2023.
SAIBA MAIS
Gilberto Abramo é natural de Porto Ferreira (SP), possui formação acadêmica em Ciências Sociais e pós-graduação em Gestão Pública, tem 58 anos e é casado com Shirley Hirata Abramo. Abramo é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus.
TEXTOS: Fernanda Cunha e Thifany Batista – Ascom do Republicanos na Câmara