Encontro das Republicanas Eleitas reforça a luta pela igualdade de participação na política

Mais participação das mulheres na política. Esse foi o principal tema abordado no I Encontro das Republicanas Eleitas e Lideranças, realizado sob a coordenação do PRB Mulher Minas, Marlei Rodrigues. O evento aconteceu na sede do Partido, em Belo horizonte (26/11).
Lideranças de várias regiões do Estado participaram das palestras sobre as funções do Legislativo Municipal, abordada pelo palestrante advogado Jorge Cançado, e a participação das mulheres na política, explanada pela advogada Luciana Nepomuceno. Também esteve presente a Vereadora de Belo Horizonte, Marilda Portela, Coordenadora do PRB Mulher municipal.
Jorge enfatizou questões referentes ao processo legislativo, subsídios e gastos públicos, além da ética e a transparência no legislativo e no executivo municipais. “A questão democrática nos parlamentos deve envolver um planejamento aliado à ética e as mulheres cada vez mais realizam esse papel”, afirma.
Luciana Nepomuceno abordou o déficit do número de mulheres que ocupam cargos eletivos em Minas e no Brasil. Para se ter uma ideia, nas últimas eleições, em todo o Brasil, para o pleito de vereadores, foram 49.140 candidatos homens e apenas 24.199 mulheres.
DESAFIOS DAS MULHERES NA POLÍTICA
“As candidatas enfrentam o preconceito da sociedade. A mulher com suas múltiplas funções e responsabilidades. Na política, as distorções não são diferentes”, ressaltou Luciana.
Nepomuceno reforçou a necessidade da luta pela igualdade da participação da mulher. “A igualdade de gênero não é uma luta da mulher, mas por sociedade democrática, reivindicando representatividades nas esferas políticas”, enfatizou.
Segundo a Coordenadora do PRB Mulher Minas, Marlei Rodrigues, esse é o início de uma série de eventos buscando o interesse das mulheres pela política. “Queremos não somente interagir, mas consolidar a participação de mais mulheres na política, em nosso Estado. Nossa proposta é envolver as lideranças nos projetos de mudanças sociais, seguindo os ideais republicanos e fazendo valer a participação democrática”, conclui.
O PRB Mulher Minas Gerais pretende realizar um grande evento em março, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.