VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO CONTRA CICLISTAS EM BH
Em Audiência Pública, Vereador Jorge Santos defende barreiras a veículos motorizados na orla da Pampulha e ampliação de ciclovias
Durante audiência púbica, promovida na Câmara Municipal de Belo Horizonte, (18/5) pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, por solicitação do vereador Jorge Santos (Republicanos) e de outros 22 parlamentares, esportistas e ciclistas amadores defenderam a ampliação da malha de ciclovias da cidade e a construção de uma cultura de paz no trânsito, como instrumento para evitar novas tragédias.
Também foi proposto o fechamento da via para proteger quem pedala, medida apontada pelo vereador Gabriel, presidente de Câmara, como condição para a votação de projetos da Prefeitura Municipal.
A ideia é que a Lagoa da Pampulha seja fechada para veículos, possibilitando o livre trânsito de ciclistas e pedestres.
O objetivo seria garantir a existência de um espaço seguro para a circulação de bicicletas, tendo em vista a recorrência dos acidentes que têm vitimado usuários deste modal.
Os termos do fechamento da orla da Lagoa da Pampulha ainda precisam ser discutidos com o Executivo, de modo a definir a duração do período em que a operação vai ocorrer.
RESPEITO ÀS LEIS DE TRÂNSITO
Conforme destacou o vereador Jorge Santos, o respeito às leis de trânsito é condição indispensável para garantir a segurança de todos.
O parlamentar manifestou indignação com a recorrência dos acidentes na rua da cidade e enfatizou a importância da fiscalização, tendo lembrado que, muitas vezes, os atropelamentos ocorrem pela imprudência de motoristas e pela irresponsável combinação de álcool com volante.
Na mesma perspectiva, ciclistas presentes na reunião – entre os quais a viúva de Eduardo Lobato, falecido em atropelamento ocorrido na BR 040, e José Afro Ruas Filhos, vítima de grave acidente no Floramar – defenderam a criação de uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito, além de punições efetivas contra quem coloca a vida do próximo em risco.
AMPLIAÇÃO DE CICLOVIAS
No entendimento do vereador Jorge Santos, o enfrentamento do problema passa ainda pela ampliação e melhoria das ciclovias disponíveis na cidade.
O parlamentar criticou a limitada dimensão da malha cicloviária de BH, além de apontar sua descontinuidade, o que dificulta o dia a dia de quem decide exercer o direito de se locomover sobre duas rodas, seja por esporte ou para ir ao trabalho e realizar seus afazeres.
A Câmara espera realizar reunião com representantes da Prefeitura, no intuito de debater e estimular políticas voltadas à ampliação das ciclovias. Da mesma forma, defende a realização de campanhas educativas pelo poder público, com vistas a fortalecer a civilidade no trânsito e o respeito ao ciclista.
FONTE: ASCOM CMBH
EDIÇÃO: ASCOM REPUBLICANOS MG


