Aprovado projeto de Charles Santos contra furtos de cabos e fios metálicos no Estado
Charles Santos (deputado estadual REPUBLICANOS/MG)

Minas Gerais é o quarto Estado com mais furto ou roubo de cabos de telecomunicações. No total, foram mais de 505 mil metros levados em ações criminosas, segundo o balanço da Conexis Brasil Digital. Somente em 2023, mais de 5 milhões de metros de cabos de telecom foram levados em todo o país.
Atento a essa questão, o deputado estadual Charles Santos (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 3.684/22, que foi aprovado em segundo turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa (14/5).
O projeto especifica penalidades administrativas para quem adquirir, distribuir, armazenar, portar, transportar ou comercializar materiais metálicos que sejam produto de furto ou roubo.
Assim como fios de cobre e alumínio, fibra ótica utilizada para a transmissão de sinais de áudio, vídeo e dados, geradores, baterias, transformadores, placas e similares.
Charles Santos destacou a importância das medidas para o Estado. “O intuito é contribuirpara inibir a grande incidência do furto desses materiais, que prejudica, inclusive, os serviços públicos essenciais, como em hospitais. Além de eliminar os grandes transtornos causados à população devido a essas constantes ações criminosas também em residências”, salientou.
O projeto segue para sanção do governador.
ASCOM REPUBLICANOS MG

